ax novinhaix

Floresta no pote! Terrários :)

Floresta no pote! Terrários :)

quer um jardim  fácil de cuidar? Comece pelos terrários! Aprenda como fazer um mini habitat super legal, relaxe a contemple a natureza que brotou pelas suas mãos

The Sun Gallery Rodrigo Mitsuoika Terrário

Terrários são micro biotipos, que criam paisagens ou mini jardins dentro de um recipiente controlado. Assim você pode levar para dentro da sua casa um pedacinho de floresta ou aquele jardim que sempre sonhou. Com o fator legal de ser em pequena escala, e super  fácil de cuidar. Além de que observar o terrário te proporciona aqueles momentos de relaxar e refletir, além de ser muito bom para nossa formação acompanhar o progresso da vida natural.

Terrários podem ser muito úmidos, como florestas tropicais com musgos, bromélias e orquídeas, ou secos como solo desértico ou arenoso com cactos e as famosas suculentas. O processo de montagem também pode ser considerado um tipo de terapia, pois você terá um momento de relaxamento. Além de ter e a oportunidade de dar seu toque pessoal e usar sua criatividade, para desenvolver o layout e selecionar a flora que desejar.

Os terrários podem ter várias formas e tamanhos, podem ser com tampa ou sem tampa. Mas um quesito importante é que o recipiente seja: transparente, ou que possua boa incidência de luz do Sol ou uma lâmpada que possa ser usada em plantas, como por exemplo as fluorescentes e PLs com temperatura de cor alta(6500k) acima, caso seu terrário fique longe da porta ou janela. Você pode ter um terrário de simples manutenção, como exemplo os secos para suculentas e cactos, com layout simples, ou em níveis e com plantas compondo uma paisagem mais complexa.

Para fazer um terrário

Separe um recipiente e algumas ferramentas como pinça, tesoura e um palito de churrasco para poder mover as plantas no pote sem maiores estragos.

  1. Primeiramente colocamos pedriscos ou algum tipo de cascalho, com granulometria maior para drenar a água. Muitos usam vários tipos de cascalho e rochas, o que pode ser bom pois varia as opções de minerais e PH do solo. sobre esta camada de cascalho alguns usam carvão ativado vendido em lojas de aquário ou carvão vegetal, depositando uma pequena camada que isole o cascalho da terra que virá.
  2. Acima desta, já podemos colocar uma terra bem fértil e de boa qualidade, para que não venham a aparecer outras plantas que podem interferir no resultado buscado.
  3. Você pode reproduzir os mais variados layouts e paisagens que se lembrar, em miniatura é claro. Então antes de plantar coloque pedras, gravetos ou ornamentos, e molde a estrutura do relevo.
  4. Depois com as plantas selecionadas para o tipo de ambiente certo, você pode com a pinça e o palito replantar tudo em seu devido lugar e com a disposição que mais lhe agradar. Lembrando que geralmente plantas maiores devem ficar na parte de trás do layout ou no meio se ele for apresentado por todos os lados. e as plantas menores vem em seguida para facilitar a visão do todo.
  5. Com um borrifador mantemos sempre a umidade desejada. pois com este não corremos o risco de superdosar
    água em nosso biotopo e podemos limpar qualquer sujeira indesejável sem maiores preocupações.
    Importante lembrar também depois de pronto,em não deixar o terrário exposto ao sol direto,
    o que pode cozinhar as plantinhas lá dentro ou caso acidentalmente molhe muito, deixe aberto no sol até
    o sistema se equilibrar.

Boa prática! ; ] 

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Trap Music. Conhece?

Trap Music. Conhece?

0