ax novinhaix

Smells like Aromaterapia

Smells like Aromaterapia

Sabe aquele cheirinho que nos lembra uma coisa boa?

Aquele cheiro do café da manhã de domingo, o cheiro de mato, de mar, de madeira, do seu perfume predileto, ou de alguém que você amou. 

O olfato é um dos sentidos mais primitivos, que nos traz boas ou más memórias, e quando você está com fome te faz salivar e imaginar.

Por exemplo, imagine você com fome e passa aquele bolo deli que você ama...

The Sun Gallery Aromaterapia

Já que esse tal de olfato tem tanta influência na vidinha, podemos utilizar os aromas para ajudar no nosso bem estar, seja físico ou emocional, através da aromaterapia.

A história da aromaterapia (aroma=cheiro e terapia = tratamento) é super antiga. Os gregos, egípcios, chineses e tantos outros já utilizavam os óleos essenciais em incensos, banhos, massagens e outros meios, como forma de proteção e cura.

No mundo “moderno” , a aromaterapia ganha cada vez mais novos adeptos. São pessoas que buscam uma forma “alternativa” para ajudar no relaxamento, ansiedade, distúrbios de sono, falta de ânimo, entre outros. São muitos benéficos que os cheirinhos podem trazer para gente!

Se falamos sobre o olfato, fica claro que essa maravilha toda é feita por inalação, certo?

O aroma entra pelo nariz e os princípios ativos vão direto para o sistema límbico, onde está em uma região que controla a produção de hormônios.

Aromaterapia The Sun Gallery

Alguns exemplos e seus benefícios: 

Camomila Romana (Anthemis nobilis) - Possui propriedades anti-inflamatórias para a pele ( alergias, irritações, coceiras), ajuda a melhorar o sono e tranquilizante.

Canela da China (cascas, Cinnamomum cassia) - Estimulante, ajuda a queimar a gordura corporal, tem ação antisséptica e anti-inflamatória.

Cravo da Índia (Syzgium aromaticum) - Ajuda no cuidado de aftas, analgésico, antisséptico bucal, repelente de insetos, estimulante para a memória e afrodisíaco.

 Lavanda (Levandula angustifólia) - Favorece o sono, calmante, na pele é cicatrizante e regeneradora.

Ylang Ylang (Cananga odorata) - Anti depressivo, calmante, melhora o sono. Ajuda a expressar o lado afetivo em relação ao próximo, é afrodisíaco (melhorando a libido)

The Sun Gallery Aromaterapia

As formas mais comuns de aplicar a aromaterapia  são:

Vaporização:  diluímos algumas gotinhas de óleo essencial na água quente e respiramos bem de pertinho.Ela ajuda bastante no tratamento de problemas respiratórios e traz um certo conforto.

Massagem: Quem não gosta de uma massagem> -  melhor ainda se dissolvermos o oléo essencial (relaxamento ou estimulante) em outros óleos. O óleo essencial escolhido além de exalar o aroma, vai trazer os benefícios ao penetrar na pele.

Banhos: só pingar umas gotinhas na banheira e se jogar, a forma de atuação do óleo essencial é a mesma da massagem (pela pele e inalação).

Difusor: Hoje em dia há muitos tipos no mercado. Eles vêm com instruções para melhor aproveitamento. O Bom é que espalha o aroma pelo espaço em que for acionado.

Legal, né?

Agora dá uma olhadinha em umas dicas para comprar o seu óleo, elas vão te ajudar a escolher um de qualidade para melhores benefícios.

  • Escolher o óleo essencial correto para a sua finalidade
  • Garantir que ele seja concentrado em 100% (no mundo da pirataria, até os óleos sofrem)
  • Devem possuir um cheiro bem forte (afinal, são concentrados)
  • Os frascos devem ser escuros para melhor conservação
  • Procure saber o nome científico ou botânico antes de ir comprar. Algumas plantas possuem várias espécies na família, então melhor saber quem é quem.
  •  Pesquisar o fornecedor.
  •  Desconfie se o preço é muito baixo ou padrão. Cada planta tem a sua abundância e dificuldade de cultivo e extração.

 

Antes de tudo, RESPIRE!!!!!

O assunto é longo, têm muitos estudos e muitos especialistas que poderão te orientar de acordo com a sua necessidade.

Faço uso e posso dizer que ajuda muito ( também uso para meditar, é MARA , Ajuda a relaxar e me dá mais clareza nos pensamentos).

Gratidão e muito amor!

 

Menos é mais. Sempre foi, gente.

Menos é mais. Sempre foi, gente.

Qual a tua feira?

Qual a tua feira?

0