ax novinhaix

Cores :)

Cores :)

As cores, ou a ausência delas, altera muito a percepção e a sensação do espaço. Do relaxamento a excitação as cores influenciam no humor e na forma como nos comportamos num lugar nos deixando mais estimulados ou calmos e relaxados.

Divididas em quentes e frias, a cores são categorizadas e tem uso especifico quando se quer transparecer (toma nota):

equilíbrio/ tranquilidade/frescor - verde

jovialidade/confiança/contemporaneidade - azul

poder/inteligência/atividade - amarelo

ação/estimulante/apetite - vermelho

energia/movimento/calor - laranja

espiritualidade/relaxamento/prosperidade - lilás/roxo

estabilidade/segurança/acalma - marrom

Cada cor com tem sua propriedade de reflexo da luz e seu estímulo emocional.

A intensidade da cor também influência na percepção, a intensidade da cor diz respeito ao brilho, a força, quanto mais saturada mais forte será a percepção e quanto menor a intensidade, mais branda, mais a cor se aproxima do branco ou do preto chegando a seus tons pasteis e neutros.

Os neutros são interessantes a medida que combinam e “aceitam” melhor ambientes com uma paleta de cor mais diversificada (aceita várias cores misturadas) e um ambiente baseado em cores neutras tem a característica de relaxamento e ativar o slow na vida, no entanto pode estimular o tédio se a pessoa já for naturalmente calma ou acomodada.

 

A interpretação íntima de cada cor – relação pessoal – que temos com cada uma é baseada nas experiências, memórias e elementos ligam uma determinada cor a uma emoção que tivemos quando a presença dela era marcante. Neste caso temos as sensações particulares para cada tonalidade de cor. É o que geralmente faz uma pessoa que nasce nos trópicos gostar de cores fortes e vibrantes, gostar do vermelho, do verde, porque essas cores são familiares a ela, assim como quem nasce em regiões temperadas ou mais frias se sentem confortáveis com os tons pasteis mais brandos, são impressões baseadas em suas memórias emocionais.

As impressões, a cultura e o humor são essenciais na escolha e na relação que cada indivíduo tem com as cores. Dessa forma não existe regra, nem propriedades rígidas no uso da cor, cada experiência de uso é única porque depende da experiência do observador, do lugar onde ela é aplicada e o grau de incidência de luz, natural ou artificial, que este ambiente recebe. 

A iluminação é um fator que altera totalmente a percepção da luz, um local bem iluminado transforma a percepção da cor se comparado com um ambiente sombrio ou que o sol não tenha incidência direta mas o comentário sobre luz fica para uma próxima postagem.

 

Obrigado :)

A beleza de florescer

A beleza de florescer

É tempo de Amor{a}

É tempo de Amor{a}