ax novinhaix

Celebrar e cuidar de nossas crianças, meninos e meninas!

Celebrar e cuidar de nossas crianças, meninos e meninas!

Dia 12 de outubro é o dia da criança no Brasil, e apesar desta data em questão ser apenas reconhecida em território brasileiro, o dia da criança é celebrado em diferentes datas em vários países. Em Portugal, por exemplo, os pequenos são festejados no dia primeiro de junho, enquanto nos EUA isso acontece no primeiro domingo de junho de cada ano. A ONU por sua vez, estipulou o dia da criança no dia 20 de novembro de 1959, data em que foi oficializada a Declaração dos Direitos da Criança. O objetivo principal deste documento é garantir direitos civis e políticos como educação, alimentação, saúde e até mesmo o amor e afeto para crianças do mundo inteiro independentemente de sua posição social, raça ou religião.

dia das criancas

Paralelo ao dia da criança tivemos o dia internacional da menina no dia 11 de outubro também declarado pela ONU como uma tentativa de alertar a maior dificuldade que as meninas tem de se inserirem na sociedade ao começar pelo educação, estima-se que 62 milhões de meninas não possuem acesso a educação. E o debate é aprofundado na questão do casamento infantil e na desigualdade de gênero.

Agora a pergunta que fica é: Por que precisamos de tantas datas destinadas as nossas crianças? Será que cuidar de deles não é algo óbvio? Ser criança e ter direito a uma infância sadia nem sempre foi visto de forma sensata e até nos dias de hoje ainda existem muitos maus-tratos contra meninos e principalmente meninas, que por sua vez estão mais vulneráveis ainda a injustiças. As crianças fazem parte de nossa história e entender como chegamos a esse ponto onde foi necessário criar documentos oficiais para garantir direitos mínimos é essencial para apreciarmos ainda mais nossos pequenos.

dia das criancas

Na antiguidade Clássica de acordo com Platão, a criança era apenas uma possibilidade para o futuro, porém em seu presente era apenas um ser inferior. Já na idade média, as crianças com sete anos de idade já eram consideradas adultos em miniatura e usavam roupas de adulto. Meninas eram obrigadas a se casar muito antes de se tornarem adultas e isso era considerado normal. Séculos depois, Rousseau afirmou que a criança deveria ser enxergada em seu próprio mundo, e não como uma projeção do adulto. Foi assim que se abriu uma das primeiras portas para o surgimento da psicologia infantil.

Hoje em dia existem muitos estudos sobre a criança e como respeitar esse momento tão precioso que é a infância. Se você considerar quem criou a criança e em qual parte do mundo ela foi criada, será que a infância é a mesma? É evidente que o contexto social e cultural em que a criança foi criada vai dizer muito sobre sua personalidade e o futuro que ela venha a ter. O trabalho e o casamento infantil, por exemplo, ainda é alvo de debates controversos no mundo inteiro. Quando é que uma criança pode trabalhar ou casar? Cada país terá uma resposta distinta que vai de acordo com sua cultura e leis. O importante é que o debate existe e que estamos sim querendo presentear nossas crianças cada dia que passa com vidas mais saudáveis e dignas.

dia das criancas

Por todos esses aspectos é que a criança tem que ser celebrada. A criança também constrói e reconstrói cultura, e participa da sociedade ativamente com criatividade e imaginação. O dia da criança e o dia internacional da menina existem para não nos esquecermos disto e persistir na criação de leis e direitos que garantam a melhor infância que uma criança possa ter, seja na cultura que for, para meninos e meninas igualitariamente. E lembrar que embora seja necessário pensar no futuro das crianças, um presente bem aproveitado é essencial para a formação de um indivíduo saudável e feliz.

Amem nossas crianças, elas são o presente e o futuro.

Relacionamento abusivo NÃO!

Relacionamento abusivo NÃO!

Brincar na rua

Brincar na rua

0