ax novinhaix

Go gordos! - Dia do gordo

Go gordos! - Dia do gordo

Ta chegando o dia do gordo, 10 de setembro. Geralmente datas como esta, são criadas como forma de conscientização. Afinal, são criados tantos "disse me disse" por aí, que esses dias são eleitos, para que de uma vez por todas, sejam dados pontos finais em alguns assuntos. 

As pessoas com obesidade podem ser vistas com menor aptidão para o trabalho por N razões. Porque são maiores, porque se cansam, por que isso porque aquilo... 

Espantem-se, a maioria das vezes eles são até mais qualificados do que a maioria dos profissionais no mercado, com um currículo acima das expectativas, afinal, existe essa necessidade de se provar, já que a sociedade e as circunstancias impões tantos obstáculos.  Mas nada disso lhes tira as dificuldades em relação aos demais candidatos.

Segundo a revista VOCÊ S.A pesquisas vem apontando o resultado, que pessoas com sobrepeso ocupam cargos menos expressivos e com remuneração abaixo dos outros colegas no setor.

Existem organizações despreparadas, que não se preocupam em adequar-se a diversidade que encontramos hoje em dia, um cenário que esta constante evolução. Pessoas com obesidade podem sim ser bem resolvidas, oras. Porque não? Vivem a sua plena forma de maneira livre de regras sociais, tamanhos e padrões impostos.

"Tive que me adequar as padrões do mercado. antes, sentia grandes dificuldades não só para me colocar, mas dentro das empresas em desempenhar meu trabalho" - Alessandra

"Tive que me adequar as padrões do mercado. antes, sentia grandes dificuldades não só para me colocar, mas dentro das empresas em desempenhar meu trabalho" - Alessandra

Eu mesma, trabalho em RH a tempos. Não vou falar quantos anos, porque eu não sou obrigada. 

Já vi casos de amigas, pessoas próximas, que enquanto eram gordas, trabalhavam em cargos onde não apareciam, se mantinham dentro do escritório, com pouco contato com parceiros, fornecedores e/ou clientes. Depois de emagrecer, essas pessoas ocupavam cargos na area comercial das empresas, por exemplo, onde todos nós sabemos, que é um cartão de visita da empresa. Não, não estou acusando, ou apontando dedo, mas acho que a discussão é necessária e livre. 

Nesses anos, já presenciei situações em que me fizeram escrever esse post. Situações que tem de ser debatidas, trazidas a tona, para buscarmos a igualdade que é tão debatida hoje em tantos âmbitos.

Como RH, o físico não é um fator determinante para contratação (a não ser que por questões técnicas de segurança). Cabe as empresas, buscar a conscientização de seus funcionários no que se relaciona a saúde, isso sim. Sendo saudável, que seja feliz, não é?  

Amanhã é dia do gordo, repense seus padrões.

STOP BODY SHAMING! <3 

STOP BODY SHAMING! <3 

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

Primavera + Sol + Vitamina D

Primavera + Sol + Vitamina D

0