ax novinhaix

Vamos falar sobre o luto?

Vamos falar sobre o luto?

A morte é um tabu. É aquele assunto que deixa a gente se sentindo desconfortável, entristecido, com medo até. Porque a morte é aquele conceito tão familiar e, ao mesmo tempo, completamente desconhecido. Alguns se agarram às crenças espirituais e religiosas, outros usam a ciência pura e simples pra explicar, outros simplesmente evitam o assunto. Mas invariavelmente, em algum momento, somos forçados a falar/sentir/viver/conviver com a dita cuja.

No mês de novembro nós queremos falar sobre a morte de uma maneira positiva. Será que dá? É difícil. Mas dá sim. Afinal de contas a morte representa o fechamento de um ciclo e, por mais complicado que seja ver ela sob essa perspectiva, a morte só ocorre porque um dia houve vida. Um não existe sem o outro, entende?

Tentando escrever sobre isso eu descobri que alguém já fez isso e muito melhor do que eu. O projeto Vamos Falar Sobre o Luto é uma plataforma digital que coleciona histórias, informação, inspiração e conforto para pessoas que sofrem algum tipo de perda. E é escrito por pessoas que viveram o luto e que encontram nesse compartilhamento um amparo - pra si mesmo e pra outras pessoas.

Achei a iniciativa incrível pelo conteúdo criado, pela coragem envolvida, e pelo amor que transborda cada palavra compartilhada lá. Eles fizeram uma listinha, muito útil devo dizer, com 9 coisas que você nunca deve dizer para quem perdeu alguém. Vou colocar aqui uma versão reduzida dela. Nunca diga:

1) "Como você está?". Melhor dizer: "Deve ser realmente difícil para você nesse momento".

2) "Ele/ela está em um lugar melhor". Melhor dizer: "Sinto pelo seu sofrimento".

3) "Diga se há algo que eu possa fazer por você". Melhor dizer: "Hoje vou ajudar fazendo o supermercado, levando as crianças para a escola, fazendo o jantar (por exemplo)".

4) "Você ainda pode...(casar de novo, ter outro filho, etc)". Melhor dizer: "Me fale sobre seu amor".

5) "Eu sei o que você está sentindo". Melhor dizer: "Eu posso imaginar o que você está sentindo".

6) "Isto acontece com todos nós em algum momento". Melhor dizer: "Você deve sentir muita falta dele".

7) "Ele/ela ia preferir assim". Melhor dizer: "Eu gostaria de homenageá-lo assim".

8) "Você está lidando com isto melhor do que eu esperava". Melhor dizer: "Você não deve estar bem, mas isso é ok".

9) Não dizer nada. Melhor dizer: "Lembra quando?" e compartilhar memórias gostosas.

A íntegra do texto e muitos outros maravilhosos você encontra no site deles!

Agenda Cultural_04

Agenda Cultural_04

Minas nos negócios

Minas nos negócios

0