ax novinhaix

DIY: Pasta de dente <3

DIY: Pasta de dente <3

Nada melhor do que dente limpinho né gente?

E a melhor notícia que posso dar pra vocês hoje é que:

Sim! É possível escovar os dentes de um jeito mais natural e MUITO mais sustentável.

As pastas comuns além da embalagem toda de plástico que raramente é reciclada porque não há a  higienização, é toda composta por ingredientes químicos muito nocivos para nossa saúde como os sulfatos, flúor, parabenos, microplásticos e triclosan.

pasta de dente

Sulfatos - são os agentes de limpeza e são eles que fazem a espuma, são diretamente relacionados com alergias e com alguns casos de câncer.

Flúor - ajuda na prevenção das cáries mas é extremamente tóxico, o uso exagerado pode até prejudicar a ação dos glóbulos brancos na defesa do nosso corpo.

Parabenos - são os conservantes, relacionados diretamente com ínúmeros casos de câncer.

Microplásticos - aquelas bolinhas que geralmente vem para "esfoliar" os dentes, essa bolinha não se desintegra, absorve facilmente os metais pesados, e polui as águas dos rios e dos mares e intoxica os peixes e a vida marinha.

Triclosan - antiséptico, ajuda a prevenir a proliferação de bactérias. Seu uso pode interferir na função da tireóide, prejudicar a contração muscular e contribuir para a formação de tumores no fígado.

Assustador não?

Calma, temos uma solução do bem pra você!

pasta de dente

Pasta de Dente

2 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

15 gotas de óleo essencial de hortelã

O óleo de coco é anti fúngico, anti inflamatório e combate as bactérias nocivas a boca. O bicarbonato faz uma esfoliação muito leve, ajuda no combate das placas, gengivite e combate o aparecimento de bactérias e o óleo essencial de hortelã, além de dar aquele frescor gostosinha, é adstringente, analgésico, anestésico e antisséptico.

Modo de Preparo:

Derreta o óleo de coco me banho maria (se ele estiver no estado sólido), adicione o bicarbonato e o óleo essencial e misture bem. Adicione a mistura num potinho de vidro e leve a geladeira até ficar numa consistência cremosa. Prontinho!

Para usar basta colocar um pouco dessa mistura na escova úmida e escovar os dentes normalmente.

Obs.1  Normal a escova ficar oleosinha, você pode retirar essa oleosidade com água morna do chuveiro mesmo. 

Obs. 2 Não coloque a escova direto no potinho, use uma espátula para pegar a pasta e colocar na escova, assim você evita passar bactérias para sua pasta de dente.

 

Agenda Cultural_07

Agenda Cultural_07

Conscientizar & Libertar

Conscientizar & Libertar

0