ax novinhaix

Qual tua foto?

Qual tua foto?

Ta bem, eu te respondo, vamos lá:

Fotografia, do grego phosgraphein, é dividida em phos ou photos, que significa “luz”, e graphen, que quer dizer marcar, desenhar, registrar…. ou seja, fotografia é, literalmente, escrever com a luz!

OLHA QUE LINDO!

photo the sun gallery

Mas calma lá né? Não precisamos ser assim tão diretos ou, como já dizia a minha veinha, ser “tão ao pé da letra, meu fio” (sempre tinha o fio depois de cada frase dela). A gente sabe né que fotografar é registrar com a luz, uma cena qualquer; e é aqui que a mágica acontece!

Mas como, jovem?

 

Vamos dar uma viajada? Lá longe, num mundo muito distante, lá pelo ano 1820 (vish 01), um tio chamado Joseph Nicéphore Niépce, ou, carinhosamente apelidado, Nipsboy, criou a primeira fotografia

ah, a gente sabe que essa camera aí em cima não foi a primeira. we are just getting visual, gurls, please don't. 

Ele demorou nada mais, nada menos que 8 horas de exposição à luz para fazê-la… (é tempo hein! o Léozinho desenhou a Rose bem mais rápido. Acho que ele estava com pressa para o que veio depois também… tá, esse exemplo não conta).

 

 

 

 

Nesta época, quando a fotografia já tinha evoluído mais um pouco, ela se prestava apenas a ser uma cópia do que os pintores faziam. Bem triste, nem como arte ela era vista, tadinha. 

Mas ela foi evoluindo e chegamos no que temos hoje: Iphone.

Num mundo onde temos acesso fácil a qualquer dispositivo “retratante” (do verbo “tirar uma selfie”, sorry Melody, não aguentei), eis que lhes pergunto:

O QUE FOTOGRAFAREMOS? 

 

Uma questão extremamente atual e complexa, numa época em que somos bombardeados por fotografias no Face, Instagram, 500px, Flickr, Pinterest, T-H-E-S-U-N-G-A-L-L-E-R-Y ;) (ops, essas aqui são lindas!)…. numa época caracterizada pela efemeridade (vish 02) da imagem, onde uma foto de uma criança Síria “é esquecida” em uma semana, o que de fato deveremos fotografar? O que acreditamos que deva ser registrado para a eternidade (vish 03)? O que deveria ser paralisado no tempo? O que nos motiva, nos inspira, nos alimenta? O que faz seu peito arder? Por que você fotografa? E o que?

E aí? será que vocês conseguem me ajudar? conversem com o seu mais fundo EU e deixem um recadinho neste post…

 

Aaaaaa, já ouviram falar de Miksang? Vou largar essa palavrinha para vocês mesmos buscarem e no próximo post nós destrincharemos esse belo conceito juntos.. Eu e você, Tipo Nutella e pão francês. 

Fiquem em paz! 

 

 

Referências:

photo_01: técnica conhecida como light painting, encontrada em https://www.instagram.com/p/7lWN-qNXnO/?taken-by=gvecchi13

Qual a tua feira?

Qual a tua feira?

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

0