ax novinhaix

Restaurando o Rio Isar

Restaurando o Rio Isar

Banhar-se, fazer piquenique e curtir a beira do rio na sua própria cidade, quem não quer?! Não foi diferente com os cidadãos de Munique, na Alemanha. 

Quem visita a cidade hoje depara-se com o Rio Isar, um dos mais importantes rios da região da Bavária. Ele nasce no Eiskalspitze (traduzindo fica algo parecido com "o pico gelado de gelo"), nos Alpes Austríacos, e passa por Munique, percorrendo 295km e desembocando no Rio Danúbio. 

Durante muito tempo, banhar-se no Rio Isar era proibido, pois a água era considerada imprópria e os riscos à saúde eram muitos. Então, no ano 2000 iniciou-se um projeto ambicioso na cidade, o projeto de restauração do Rio em um trecho de 8 km. Este projeto, além de melhorar o lazer e recreação, também tinha outros dois grandes objetivos: proteger a cidade de inundações, e restaurar e promover a diversidade ecológica. 

Um dos passos mais importantes do projeto foi equipar estações de tratamento de águas residuais em toda a extensão do rio com sistemas de desinfecção para reduzir a contagem bacteriana da descarga de águas residuais. O último local foi concluído em 2011, desde então os cidadãos de Munique agradecem e aproveitam!

de boa na lagoa...quer dizer, no rio

de boa na lagoa...quer dizer, no rio

Banho, bote inflável, churrasco, surf (sim, depois conto mais!) piquenique, pesca, sol, passeios de bicicleta… o astral da cidade mudou pra melhor (e o astral dos alemães também!). Viva o verão, e viva a determinação pra fazer um projeto deste tamanho. E fica a pergunta que não quer calar: já imaginou isso por aqui?

Casca Louca!

Casca Louca!

O que tem a ver com você?

O que tem a ver com você?