ax novinhaix

Cultura + Sol + Beleza

Cultura + Sol + Beleza

Com a chegada da primavera, uma das primeiras coisas que me pergunto todo dia de manhã é se tem Sol lá fora. Para mim, o Sol garante o mínimo de felicidade no meu dia, pois não importa o que acontecer, sei que continuará havendo Sol. Quando sei que o dia vai ser ensolarado eu já considero roupas leves, sandálias ou chinelos que dão uma sensação de liberdade e com certeza o óculos de sol e o protetor solar estão na bolsa; me sinto não apenas confortável, mas também bonita.

Em diversas culturas o Sol representa uma figura importante no dia-a-dia das pessoas. Em Paris, por exemplo, é muito comum fazer piqueniques em parques em toda a cidade e perto de fontes onde as pessoas curtem o dia de Sol com amigos e familiares. Não tão longe, aqui em São Paulo, sabendo que vai ter Sol sempre pensamos em fazer algo fora de casa; seja ir no parque com as crianças ou em algum botequim na esquina com os amigos. A verdade é só uma: o Sol enriquece o dia e nos dá muita mais disposição do que um dia nublado.

deus sol

Na história da humanidade, desde tempos primórdios, este astro onipotente é visto com muito respeito e admiração. Todos os dias o Sol nasce e nos concede visão, calor e segurança; naturalmente nos protegendo do frio e da escuridão da noite. Em mitologias e religiões, essa magnifica estrela foi personificada como um grande criador, um Deus. Era claro que sem o Sol não haveria plantações, sem plantações não haveria comida e consequentemente não haveria vida. Apolo, um dos grandes deuses da Mitologia Grega era identificado como o sol e a luz da verdade, além disso era deus da beleza, da perfeição e estava ligado à Natureza.

A beleza e perfeição do Sol sem dúvida merecem nossa admiração, e é por isso que as homenagens à nossa estrela central são infindáveis. O Sol está presente em todos os níveis da cultura. Na Arte podemos encontrá-lo em grandes obras como "O Sol Poente" da Tarsila do Amaral, e na música "Here comes the sun" (lá vem o sol) dos Beatles. Na questão interpessoal, países que tem Sol e calor na maior parte do ano possuem uma população extremamente sociável e consequentemente mais feliz. Costa Rica e Porto Rico estão entre os 20 países mais felizes do mundo segundo o Relatório de 2016 do World Happiness; são países mais pobres, porém com um alto nível de socialização pois as condições climáticas favorecem esses encontros.

tarsila do amaral

Na sua essência simbólica e física, o Sol traz consigo a ideia de saúde e bem estar, e mesmo que não esteja fazendo calor, ter o Sol durante o dia faz muita diferença pra quem o aprecia ou precisa sair de casa. No cotidiano de nossas vidas, poder trabalhar ou se divertir com o sol para nos iluminar chega a ser um privilégio se consideramos que existem países que o Sol mal aparece durante o próprio verão, como na Inglaterra.

Biologicamente falando, sabemos que o Sol traz diversos benefícios ao corpo humano se for dosado de forma correta, mas se pensarmos culturalmente, desde pequenos somos educados para acreditar que um dia bonito de Sol será um dia feliz, e por isso precisa ser aproveitado. Bora lá?

Surya Namaskar                                                                                                                       Meditação em Movimento

Surya Namaskar Meditação em Movimento

Alimentação Sustentável e Girl Power!

Alimentação Sustentável e Girl Power!