ax novinhaix

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

Vamos falar sobre tecnologia e educação?

Oi gente linda e amante do bem, como vocês tão?

Esse é meu primeiro texto aqui e não tinha tema melhor para começar minha colaboração: eu amo muito esse lance de educação e ver como a tecnologia pode ajudar a melhorar o mundo!

Você sabia que hoje, 08 de Setembro, é Dia Mundial da Alfabetização? Essa data foi criada pela ONU para fomentar políticas de alfabetização nos países em que isso ainda é um problema. Embora por aqui ainda precisemos de muitas políticas educativas para avançar e realmente promover uma mudança na sociedade, separei algumas iniciativas lyndas pra gente não perder a esperança por um mundo melhor. 

A alfabetização é essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos para promover educação inclusiva e equitativa de qualidade e aprendizado ao longo da vida para todos
— Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO, Dia Mundial da Alfabetização de 2015

Você sabia que o Brasil ainda possui 600 mil crianças fora da pré-escola, só 11% das crianças têm leitura plena; e 13 milhões de jovens acima de 15 anos são analfabetos plenos? Segundo o Instituto de Estatistica da Unesco, em todo o mundo, 757 milhões de adultos, sendo dois terços deles mulheres, ainda carecem de habilidades básicas de alfabetização.

Você sabe o que é Inteligência Artificial? São tecnologias que simulam a capacidade humana de pensar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Agora, como uma tecnologia como essa pode ajudar pessoas com dificuldades de aprendizado e na alfabetização? Olha só:

Em Abril deste ano, o Bill Gates deu uma entrevista em que ele fala sobre como os avanços em tecnologia artificial podem ajudam a melhorar o processo de aprendizagem humano, trabalhando principalmente no processo que ele chama de “aprendizagem personalizada”. Nesse processo, os professores poderiam assumir um papel de tutoria mais individual com o auxílio da tecnologia para identificar falhas na processo de aprendizagem de cada aluno. 

A ideia de que você poderia falar com um conselheiro (virtual) que poderia entender diferentes equívocos e linguísticas arbitrárias em volta disso, isso certamente aparecerá na próxima década (..) Nós já temos um ecossistema online onde é possível contratar um tutor de matemática por alguns dólares por hora. Mas a beleza disso é se isso pudesse ser completamente gratuito.

Aqui no Brasil, na terra do sol em Recife <3, uma iniciativa incrível de alfabetização de pessoas com deficiência ganhou o Prêmio Recife de Empreendedorismo de 2016. É o projeto “Sons e Gestos”, que une a tecnologia e a vontade de fazer o bem. Eles desenvolveram uma plataforma tecnológica que ajuda na alfabetização de pessoas com deficiência mental e/ou auditiva. Esse projeto foi idealizado por 6 mulheres de vários perfis e que tinham como objetivo comum ajudar as pessoas por meio da tecnologia.

Espero que essas ideias tenham te inspirado! E você, faz parte de algum projeto que ajuda na alfabetização de pessoas? Conta pra gente! =)

Bêjo!

Hurray!

Hurray!

Qual tua foto?

Qual tua foto?

Go gordos! - Dia do gordo

Go gordos! - Dia do gordo

0