ax novinhaix

Primavera + Sol + Vitamina D

Primavera + Sol + Vitamina D

 

 

Primavera, tempo de renovação. Aqueles dias de deixar de lado qualquer perrengue do inverno, espirros, tosses, resfriados curtos e longos, gripes  chatas.

Tempo também de retomar aquela idéia de uma dieta mais bacana, menos isso, mais aquilo, menos abuso, mais uso consciente. Momento de nos percebermos e refletirmos sobre qual direção e qualidade queremos  para nossas vidas. Aqueles quilos a mais que nos pesam, até então escondidos por camadas de roupas.

vitamina d

Aquela preguiça do frio vai sendo iludida pela vontade de receber o sol no corpo, colocando toda a engrenagem para funcionar, revitalizando a alma e permitindo mais sorrisos e longos passeios. Não adianta resistir, parece que todo nosso metabolismo anseia por um pouco de sol, no mínimo para por a vitamina D em dia.

Essa substância sempre associada à formação do organismo, principalmente ossos e dentes, apresenta  uma atuação mais global do que sempre se supôs. Um achado relativamente recente, fruto de uma pesquisa da Universidade de Oxford, revela a presença de receptores, ou seja, uma espécie de fechadura química só aberta por uma chave compatível, permitindo que a substancia acesse e aja numa estrutura.

Foram descobertos quase 2 800 pontos de ligação da vitamina D com receptores específicos, todos mapeados no genoma de diferentes células, agindo no sistemas cardíaco e cerebral , além de influenciar diretamente sistemas de proliferação e inibição de células em nosso organismo. Observou-se ação desta vitamina também nos músculos, que são as únicas estruturas capazes de garantir maior estabilidade aos ossos.

Desse modo, percebe-se uma função muito mais abrangente desta substância ao longo de nossa vida, garantindo o funcionamento estrutural de nosso organismo, além da ação e regulação metabólicas. Sabe-se, há algum tempo, que esta substância é vital para regular a pressão arterial, além de atuar no mecanismo de regulação de cálcio e fósforo, sendo uma contribuição indireta para evitar a osteoporose

vitamina d

Dentre os novos benefícios da vitamina D, destaca-se o referente à diabetes tipo II, doença que vem exibindo proporções epidêmicas globalmente, associada ou não a obesidade. Observou-se que baixos níveis da vitamina D estão diretamente relacionados a uma disfunção que se denomina resistência a insulina.

A insulina é um hormônio que permite que a glicose circulante no sangue entre nas células, Na sua redução ou ineficácia, com no caso da resistência à sua ação, o açúcar acaba se acumulando na corrente sanguínea, levando a diversos prejuízos celulares em todo o organismo. Esta relação de dependência se agrava em casos de obesidade, onde a resistência  a insulina é maior, acarretando em um menor funcionamento desta, com um consequente e maior acumulo de glicose no sangue, conforme revelou um estudo feito na Universidade do Texas.

vitamina d

Uma boa maneira de se manter níveis adequadosdessa vitamina é tomar um belo banho de sol de 10 a 15 minutosduas vezes ao dia, para que os raios UVB de nosso astro maior façam seu papel em ativar esta substancia, além de uma dieta que inclua leite, salmão, cogumelo, ovos . São medidas simples que possibilitam não só a ingestão como a absorção e ação corretas desta substância.   

Estarei por aqui toda quarta! Até lá.

Go gordos! - Dia do gordo

Go gordos! - Dia do gordo

Yoga para todos!

Yoga para todos!