ax novinhaix

Você e sua cidade.

Você e sua cidade.

Sendo otimista e observando a crise como o período que precede a toda bonança - é na “tempestade” que paramos para pensar e medir os atos e as consequências do que fomos, somos e seremos - nada mais cabível para este momento do que arrumar a casa com as eleições municipais e para tal, faço referência a eterna sabedoria oriental que diz – Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa - Provérbio Chinês. 

A fase política que o país enfrenta, envolvido numa crise que não é particular brasileira, a influência da mídia/marketing e a superficialidade com que os problemas de gestão tem sido tratados nas últimas décadas - onde se atua no resultado mas não na origem dos problemas -  culmina no cansaço e desânimo da população frente as eleições próximas.

Problemas urbanos como transporte, saúde, educação, problemas ecológicos em geral e aqui incluo todo abastecimento e recolhimento/despejo de tudo que produzimos, tem culminado num caos urbano que se arrasta por gerações.

Esse é o motivo desse post. Eu como arquiteto exercito o meu olhar sobre a cidade. É importante, que nossos candidatos estejam realmente propondo melhorias para a qualidade de vida de fato, de cada cidadão, por isso, é importante analisa-los por seus objetivos no desenvolvimento ambiental e social, sua capacitaçao técnica e não apenas pelo carisma ou herança política em que muitos se apoiam. A mudança por meio do voto pode ser lenta, um processo, mas ela é eficaz. O jeitinho brasileiro do – faz de qualquer jeito – já mostra o desgaste em uma falta de responsabilidade que também é nossa.

Segundo Jornal do Senado Federal numa entrevista de 2008, antiga mas atual, é exposto as atribuições do prefeito e dos vereadores de um município: 

Prefeito: tem nas mãos o orçamento do município, tem a máquina administrativa da prefeitura. É ele quem constrói, quem pavimenta, quem eletrifica, quem reforma. Enfim, o trabalho do prefeito é bem visível e é possível ao eleitor uma associação direta entre o cargo e as atribuições.

Vereador: seu trabalho não é tão evidente assim. Ele deve representar a comunidade, legislar, participar da elaboração do orçamento e fiscalizar o Executivo, mas para o eleitor com menor grau de informação estas funções por vezes não são devidamente reconhecidas. afirma Gardel Amaral (http://www12.senado.leg.br/jornal/edicoes/2008/09/22/eleitor-entende-melhor-a-funcao-do-prefeito).

As imagens também do portal do Senado no Facebook simplifica bem as afirmações acima;

 
 

Assim precisamos de fato aproveitar esse momento de aproximação e envolvimento da população com as relações políticas no Brasil para melhor avaliar e entender como somos responsáveis pela desordem de gestão que atravessamos.

Candidatos que tenham iniciativas e ações reais em desenvolvimento e políticas de transporte, como na minha opinião, o Fernando Haddad em São Paulo. Claro que talvez você possa ter suas mazelas com o prefeito, tudo bem! - o The Sun Gallery respeita toda opinião e é aberto ao debate ;) -  voltando... O Roberto Cláudio Bezerra e seu programa de empreendedorismo sustentável em Fortaleza, dentre outros que buscaram em seu período de gestão desenvolver estruturalmente o lugar onde vivem e não simplesmente mostrar serviço que tem validade curta, isto é, programas que durem a gestão de 4 anos mas que não objetivam desenvolver o lugar mas sim tornar a população dependente, uma gestão de medidas paliativas e não de soluções. 

Cidade limpa, que investe em recursos renováveis e na capacitação do cidadão como agente modificador da sua realidade, é um lugar onde onde se gera seres humanos mais conscientes e dispostos a construir uma atitude mais positiva ao seu redor, cuidando também do que é dele. Conheçam o Curativos Urbanos, um projeto que te convida a ser esse agente transformador! 

Portanto, escolher melhor nossos representantes, nos inspirar, buscar referências para medir o alcance deles é nossa responsabilidade. Nada mais proveitoso do que esse momento, para alcançarmos a mudança que queremos e até mesmo nos reinventarmos, não é? 

 

Até a próxima eleitores!

imagem tirada do: curativo urbano ( se você ainda não conhece, por favor clique aqui e conheça <3 )

Feminismo Negro

Feminismo Negro

Cores pra gente se cuidar

Cores pra gente se cuidar

0